A colheita da safra 2022/23 de cana-de-açúcar foi encerrada entre outubro e novembro, dentro do cronograma ideal, em Mato Grosso. Dados da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) apontam uma produção de 15,549 milhões de toneladas, 1,7% a mais que na temporada passada.
O terceiro levantamento da safra 2022/23 de cana-de-açúcar, divulgado nesta terça-feira (27) pela Companhia. Neste ciclo 199,6 mil hectares foram destinados para a cultura, 2,2% a mais que na anterior.
A Conab pontua que a maior parte dos canaviais mato-grossenses obtiveram resultados positivos devido às boas reservas hídricas no solo, tendo em vista as inesperadas precipitações pluviométricas acumuladas em junho, julho e agosto em quase todo o estado.
"A tendência é que o mix continue predominantemente alcooleiro, com uma maior produção de etanol proveniente da cana-de-açúcar, haja vista as boas receitas financeiras por causa da valorização do biocombustível", diz a Conab em seu relatório.
As estimativas da Conab para a produção total de etanol em Mato Grosso a partir da cana-de-açúcar são de 1,003 bilhão de litros, volume 10,5% a menos que os 1,120 bilhão de litros da safra 2021/22.
Para a produção de açúcar, a Conab estima que fique em 495 mil toneladas em Mato Grosso, um incremento de 9,6% em relação ao ciclo passado.