O Governo de Mato Grosso recebeu oficialmente, nesta terça-feira (07.02), o Selo Ouro de Qualidade em TransparĂȘncia, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A entrega foi realizada em sessão plenĂĄria especial no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), em CuiabĂĄ. O governador Mauro Mendes foi representado pelo secretĂĄrio-controlador geral do Estado, Paulo Farias, que recebeu o certificado das mãos do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli.
Em seu discurso, o titular da CGE destacou que a conquista da premiação demonstra o compromisso do Estado com a eficiĂȘncia da gestão pública. "O projeto do Portal da TransparĂȘncia e sua melhoria contínua vĂȘm ao encontro da eficiĂȘncia, pois possibilita ao cidadão acompanhar o que estĂĄ sendo feito e como os recursos públicos estão sendo aplicados", declarou.
Paulo Farias observou que, apesar do trabalho ser liderado pela Controladoria, em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), a conquista é resultado do esforço de todos os órgãos estaduais ao dar transparĂȘncia às informações sob sua tutela.
Nesse trabalho, a CGE, por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria Geral e TransparĂȘncia, tem procurado capacitar e sensibilizar os agentes públicos da importância de disponibilizar informações públicas precisas, compreensíveis, atualizadas e íntegras.
"Queremos que o cidadão possa auxiliar no controle da gestão pública, fomentando, assim, o controle social", disse o secretĂĄrio-controlador.
O Portal TransparĂȘncia do Governo de Mato Grosso foi classificado como "Ouro" na avaliação do Programa Nacional de TransparĂȘncia Pública ao alcançar o índice de 92,19%, o 5Âș melhor do país. A média nacional entre os Poderes Executivos Estaduais foi de 82,53%.
Critérios
O levantamento da Atricon levou em conta critérios como acessibilidade, dados de contratos, receita, despesas, diĂĄrias, folha de pagamento, gestão fiscal, Serviço de Informação ao Cidadão, informações institucionais e prioritĂĄrias.
Foi examinada não só a existĂȘncia dessas informações no Portal TransparĂȘncia, mas a sua disponibilização atualizada, precisa, em linguagem clara, de fĂĄcil localização, em dados abertos e com a possibilidade de gravação em diversos formatos, entre outras possibilidades.
Os critérios avaliados refletiram as exigĂȘncias da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nÂș 101/2020), da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nÂș 12527/2011) e do Código de Defesa dos UsuĂĄrios de Serviços Públicos (Lei Federal nÂș 13.460/2017).
O levantamento foi realizado entre maio e novembro de 2022 direto no Portal TransparĂȘncia e envolveu também o preenchimento de questionĂĄrio pelo órgão gestor da transparĂȘncia ativa, no caso de Mato Grosso é a CGE-MT. O resultado da primeira edição da avaliação foi divulgado em novembro de 2022.
AbrangĂȘncia
A pesquisa alcançou cerca de 8.000 portais públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e JudiciĂĄrio, Tribunais de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública, abrangendo a União, o Distrito Federal, os 26 estados e os 4.191 municípios.
O Programa Nacional de TransparĂȘncia Pública é uma iniciativa da Atricon em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).