O sistema de segurança eletrônico implantado em Campo Verde, que conta com 93 câmeras normais, dez OCR´s (Reconhecimento Óptico de Caracteres), além de outras 70 câmeras de moradores integradas em modo colaborativo ao monitoramento do município, tem servido de modelo para outras cidades de Mato Grosso. Chamado de "Muralha Digital", o sistema conta com câmeras instalados em pontos estratégicos da área urbana e também da zona rural, tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade.
Na manhã desta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal Integrada de Apoio à Segurança Pública, que tem como titular a secretária Viviane Bernardino Ferreira, recebeu a visita dos Secretários de Obras e Serviços Públicos; e de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil de Sorriso, Milton Geller e José Carlos Moura.
De acordo com Viviane, o objetivo da visita foi conhecer como funciona a "Muralha Digital". "Eles querem fazer o "cercamento" digital lá em Sorriso e estão se inspirando no modelo já adotado por Campo Verde", explicou a secretária Viviane.
Ela informou também que os secretários de Sorriso visitaram todos os locais onde estão instaladas as câmeras OCR´s e conheceram a forma como é feito o monitoramento com as câmeras convencionais speed dome ou fixas, nas rotatórias da área urbana.
Outra ação implantada por Campo Verde e que chamou a atenção dos visitantes no que diz respeito à melhoria da segurança pública, segundo Viviane, foi a aquisição de um drone equipado com visão térmica para a Polícia Militar. No último dia 13 de janeiro, o aparelho foi fundamental para a prisão de um assaltante na região da Serra de São Vicente.
Os investimentos feitos pela Administração Municipal no sistema de monitoramento eletrônico, fizeram com que o Governo do Estado escolhesse o município para ser um dos primeiros contemplados pelo Programa Vigia Mais MT, que repassará em uma primeira etapa, 59 câmeras, sendo quatro speed dome, quatro com leitor OCR e 51 fixas, de um total de 161 a serem destinadas a Campo Verde.