Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Aniversário

Assentamento 14 de Agosto comemora 27 anos


Em Campo Verde existem seis assentamentos da Reforma Agrária e um criado por meio do extinto Banco da Terra, todos bem estruturados, produtivos e organizados, demonstrando que a agricultura familiar, se bem conduzida, pode realmente fixar o homem ao campo, garantindo a ele trabalho, renda e dignidade.

A criação de assentamentos em Campo Verde teve início na década de 1990, quando famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra foram contempladas com lotes com até 25 hectares em grandes áreas consideradas pelo INCRA como aptas para serem transformadas em comunidades agrárias.

Uma dessas comunidades é o 14 de Agosto, um dos assentamentos mais bem estruturados e produtivos de Campo Verde, onde atualmente vivem mais de 100 famílias que trabalham no cultivo de hortaliças e na criação de gado de corte e de leite.

A comunidade, que conta com sede pavimentada, campo de futebol, salão comunitário, academia de ginástica ao ar livre, pista de laço e Unidade Básica de Saúde, teve seu início em outubro de 1996, quando 71 famílias do acampamento Zumbi dos Palmares, em Rondonópolis, foram alocadas na área.

Era o dia 26 de outubro quando então trabalhadores rurais sem terra, hoje pequenos produtores rurais, depois de anos de espera, adentraram a porteira da antiga Fazenda Terra Forte e deram início à construção das barracas. Hoje, passados 27 anos, a transformação e a evolução são perceptíveis.



Na maioria dos lotes as casas são construídas em alvenaria e em praticamente todas elas há um carro ou uma moto, às vezes até os dois. E em muitas das propriedades há também trator, fundamental no auxilio do preparo da terra e no cultivo das lavouras.

A produção obtida nos lotes é comercializada em Campo Verde e em cidades da região, movimentando a economia regional. Grande parte do que sai das pequenas lavouras, é adquirida pelo Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). É essa produção e a certeza da comercialização que transformam a vida dos ex-sem terra e garantem a eles dignidade e tranquilidade.

E para comemorar os 27 anos de conquistas e de desenvolvimento, os moradores do Assentamento 14 de Agosto realizam entre os dias 4 e 6 de agosto, uma grande festa, com prova de laço, leilão, torneio de futebol e almoço no domingo.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!